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Single Market Scoreboard

Country data: Portugal

Transposição (Portugal)

Tendência desde o último período de referência: ? positiva; ? negativa; = neutra
Classificação em 27: 1 a 9; 10 a 18; 19 a 27

INDICADORES

Dez.
2022

UE
média

Classificação

Tendência

Défice de transposição (percentagem de todas as diretivas não transpostas)

1,3 %

1,1 %

19

?

Diretivas em atraso

13

11

Diretivas muito atrasadas (> 2 anos)

0

1

1

=

Atraso médio na transposição das diretivas (em meses)

9,4

12,6

4

?

Défice de conformidade (percentagem de todas as diretivas transpostas incorretamente)

1,3 %

1,3 %

13

?

Infringements (Portugal)

Trend since last reporting period: positive; negative; = neutral
Ranking out of 27: 1 to 9; 10 to 18; 19 to 27
Ranking out of 21 (compliance with Court rulings): 1 to 7; 8 to 14; 15 to 21

INDICATORS ON SINGLE MARKET INFRINGEMENT PROCEEDINGSDec. 2023EU averageRankingTrend
Number of pending infringement proceedings252615↑↑
Problematic sectors
  • Atmospheric pollution (4 cases)
  • Air transport (3 cases)
  • Water protection and management (3 cases)
Average duration of infringement proceedings (in months)37.349.02
Average time taken to comply with Court rulings (in months)39.254.38↑↑

Internal Market Information System (Portugal)

 

Requests accepted within one week (%)
 
Requests answered by the deadline agreed in IMI (%)
 
Satisfaction with timeliness of replies - as rated by counterparts (%)
 
Satisfaction with efforts made - as rated by counterparts (%)
 
Speed in answering requests (days)
 

Sistema de informação sobre as regulamentações técnicas (Portugal)

 

SOLVIT (Portugal)

Caseload
Submitted cases: 192 (225 in 2022)
Received cases: 180 (173 in 2022)
Cases not accepted: 120 (96 in 2022)

New 90% benchmark for MS to solve problems through their national SOLVIT centre: 86.9%
3 cases were kept open for longer than 365 days

Handling time (as home centre)
Reply in 7 days: 99% (100% in 2022) 
Cases prepared in 30 days: 93% (96% in 2022) 
Solutions accepted within 7 days: 100% (99% in 2022) 
Cases not accepted within 30 days: 89% (96% in 2022) 
 

Handling time (as lead centre)
Cases accepted within 7 days: 100% (99% in 2022) 
Cases closed within 10 weeks: 71% (66% in 2022)

Staffing level
Sufficient
 

Atrasos nos pagamentos (Portugal)

Em 2022, o atraso médio no pagamento (o tempo que excede o prazo de pagamento legal ou contratualmente acordado) por parte das autoridades públicas portuguesas foi de 10 dias.

O número médio de dias necessários para as faturas de uma empresa serem pagas por outras empresas (pagamentos entre empresas) foi de 57,35 dias.

Administração eficaz e carga regulamentar (Portugal)

Indicador 2021 Média UE
Peso da regulamentação governamental (respostas ao inquérito: 1 = pior, 7 = melhor) 3,3   3,6  
Serviços públicos digitais para criar e gerir empresas (100 % = melhor desempenho) 81,9 % Não aplicável  
Atrasos nos pagamentos por parte das autoridades públicas 10 dias 15,7 dias
Tempo para resolver processos de insolvência 3,0 anos 2,0 anos
Impacto da regulamentação nas decisões de investimento a longo prazo (respostas ao inquérito) 32,3 % Não aplicável  

Acesso aos contratos públicos (Portugal)

Indicador 2021 Média UE
Proponente único 20 % 25 %
Sem convites à apresentação de propostas 7 % 6 %
Taxa de publicação (valor anunciado no Diário Eletrónico de Concursos, em % do PIB) 2,2 % 5,9 %
Contratação pública em regime de cooperação (proporção de procedimentos com mais do que uma entidade adquirente) 5 % 5 %
Critérios de adjudicação (proporção de procedimentos adjudicados à proposta mais barata) 64 % 64 %
Tempo de decisão (dias) 99   99  
Contratantes de PME 44 % 61 %
Propostas de PME 55 % 73 %
Procedimentos divididos em lotes 35 % 31 %
Convites à apresentação de propostas em falta 3 % 1 %
Números de registo do vendedor em falta 60 % 29 %
Números de registo do comprador em falta 27 % 11 %

Nota: É utilizado um país típico da UE típico (com classificação média) para a média da UE em todos os indicadores, com exceção da taxa de publicação. Devido a atrasos na disponibilidade dos dados, os resultados da taxa de publicação baseiam-se nos dados de 2020.

Acesso aos serviços e aos mercados de serviços (Portugal)

Indicador 2021 Média UE
Indicador do caráter restritivo — arquiteto 3,2   2,5  
Indicador do caráter restritivo — contabilista 3,4   1,7  
Indicador do caráter restritivo — engenheiro civil 2,8   2,4  
Indicador do caráter restritivo — advogado 3,6   3,4  
Indicador do caráter restritivo — agente imobiliário 0,4   1,3  
Indicador do caráter restritivo — agente de patentes 1,7   2,2  
Indicador do caráter restritivo — guia turístico 2,7   1,2  
Preço do correio prioritário nacional, carta de 20 g (2020) 0,65 € 0,88 €
Preço do correio prioritário intra-UE, carta de 20 g (2020) 0,86 € 1,53 €
Tempos de trânsito nacionais, desempenho dia +1, cartas prioritárias de 20 g (2020) 80,3 % 84,2 %

Nota: O indicador do caráter restritivo da UE (ICRUE) mede o nível de restritividade à prestação de serviços transfronteiras e ao direito de estabelecimento para sete grupos de serviços profissionais com uma elevada percentagem no consumo intermédio ou na mobilidade transfronteiriça das empresas da UE. O nível de restritividade é medido numa escala de 0 (menos restritivo) a 6 (mais restritivo). 

Acesso a financiamento (Portugal)

Indicador 2021 Média UE
Acesso a apoio financeiro público (% de PME que indicam deterioração) 13,5 %  11,3 % 
Prazo de pagamento de faturas (inquérito de 2022) 57,4 dias 52,5 dias
Investimentos em capital de risco (% do PIB) 0,34 % 0,48 %
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